Categorias
Iluminação Locais de Habitação NBR 5410 Tomadas

Um mesmo circuito pode alimentar pontos de tomada e de iluminação?

Em obras de pequeno porte, como pequenas casas ou apartamentos, o projetista visa desenvolver um projeto econômico. Nestas obras, uma das alternativas é a redução do número de circuitos elétricos da instalação elétrica, sem que esta redução cause prejuízos à funcionalidade da obra. Uma alternativa para reduzir o número de circuitos elétricos é alimentar pontos de tomada e de iluminação num mesmo circuito.

Neste artigo, vou falar sobre casos em que um circuito elétrico pode alimentar simultaneamente pontos de tomadas e de iluminação, de acordo com a NBR 5410:2008. Este artigo tem o objetivo de ser didático e o conteúdo aqui discutido deve ser entendido da mesma forma. Recomendamos que um profissional habilitado seja consultado e que a norma NBR 5410 em vigor seja considerada durante a concepção e execução do projeto.

De modo geral, a NBR 5410 instrui que pontos de tomada e de iluminação sejam alimentados por circuitos elétricos distintos (seção 4.2.5.5). Entretanto, a seção 9.5.3.3, que dispõe sobre circuitos elétricos terminais (ou seja, o circuito saindo de um disjuntor e que alimenta pontos de tomada e/ou de iluminação) em locais de habitação (casas e quartos de hotel, por exemplo), abre uma exceção a está regra. Quando as condições abaixo forem atendidas, um mesmo circuito elétrico pode alimentar pontos de tomada e pontos de iluminação:

  • A corrente de projeto do circuito elétrico terminal deve ser de até 16 A.
  • Os pontos de iluminação devem ser divididos em dois ou mais circuitos elétricos terminais.
  • Os pontos de tomada no circuito elétrico terminal NÃO PODEM atender cozinhas, áreas de serviço ou similares.
  • Os pontos de tomada em outros locais (ou seja, pontos de tomada que não estejam atendendo cozinhas, áreas de serviço ou similares) devem ser divididos em dois ou mais circuitos elétricos terminais.

Por exemplo, essas exceções podem permitir que o projetista use um mesmo circuito elétrico terminal para alimentar um quarto (talvez não incluindo o aparelho de ar-condicionado) e um quarto de hotel, o que reduz a quantidade de disjuntores e de cabos na obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *