Você pretende construir ou está construindo e ainda está na parte da fundação? Caso sim, essa dica é para você. Aprenda como ter um bom aterramento elétrico gastando o mínimo.
Ainda não sabe para que serve um aterramento elétrico? Um bom aterramento evita a queima de equipamentos eletrônicos sensíveis (como aparelhos de TV) além de evitar que as pessoas tomem um choque elétrico ao encostar na carcaça (parte metálica) de equipamentos. Ou seja, um bom aterramento elétrico vai proteger você e seu patrimônio.

O método de aterramento mais recomendado pelas normas técnicas (em especial a norma da ABNT NBR 5410) é o sistema de aterramento feito utilizando as próprias armaduras do concreto da fundação (para os curiosos de plantão, item 6.4.1.1 da norma). Isso quer dizer que a norma diz que o melhor método de aterramento é quando uma conexão elétrica é feita com as fundações das edificações (isto é, a ferragem que fica enterrada no solo para segurar o prédio em pé). Não se preocupe, esse é um método seguro que não compromete a ferragem da edificação.
E quanto isso custa? Bem, o custo é de um cabo de cobre nu conectado na fundação através de solda exotérmica (preferencialmente) ou conectores de aperto. Como você pode imaginar, essa alternativa custa de 10-20 vezes menos do que a outra alternativa técnica aceita pela NBR 5410. Se não houver aterramento junto a fundação, o aterramento requerido pela norma é de circundar o prédio com um cabo de cobre nu, junto com hastes verticais e cabos dispostos radialmente (popularmente conhecidos como pés-de-galinha).
Quanto você pode economizar? Meu amigo Bruno fez esse sistema de aterramento e economizou cerca de R$ 7.000,00.
Na nossa equipe, seu projeto é levado a sério e pensado nos mínimos detalhes. Todo o projeto é desenvolvido com o máximo rigor e seriedade. Afinal, estamos lidando com os sonhos dos nossos clientes e queremos que estes sonhos sejam os mais perfeitos possíveis.
Quer saber mais? Entre em contato.