Responsáveis por cerca de 15% do consumo de energia elétrica residencial no Brasil, os aparelhos de ar-condicionado estão entre os 5 eletrodomésticos que mais contribuem para o consumo de energia elétrica nas residências do país (na sequência de maior para menor consumo: geladeira, televisão, chuveiro elétrico, ar-condicionado e iluminação, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética). Em regiões mais quentes, como a região Norte, este consumo pode ser maior.
Neste período de quarentena devido a pandemia do COVID-19, espera-se que o consumo de energia elétrica residencial vai aumentar e, como consequência, também vai aumentar o uso de aparelhos de ar-condicionado. Por isso, preparei várias dicas para usarmos os aparelhos de ar-condicionado com maior eficiência.
1. Fique confortável, não passe frio: ajuste a temperatura entre 21 e 26 °C
O conforto térmico humano está situado entre 21 e 26 °C. A temperatura na qual você está em conforto depende de vários fatores, como aclimatação, roupas e intensidade de atividade física. Por exemplo, assim que cheguei em Rondônia, vindo do inverno rigoroso dos EUA, eu sentia muito calor nas temperaturas próximas a 21 °C. Hoje, como todo rondoniense, sinto frio nas temperaturas próximas a 25 °C.
Ou seja, ao invés de ajustar a temperatura para 17 °C e ter que se agasalhar, uma maneira de reduzir o consumo de energia elétrica é configurar o aparelho de ar-condicionado para a temperatura na qual você se sente confortável. Assim, o aparelho funciona por menos tempo, reduzindo o consumo de energia elétrica.
2. Limpe o filtro do ar a cada 1-2 meses
Quando os filtros de ar estão sujos, eles obstruem a passagem de ar pela evaporadora (numa unidade split), fazendo com que o motor da evaporadora trabalhe mais, gastando mais energia elétrica. A frequência de limpeza dos filtros de ar depende do tempo de uso do aparelho e de quão limpo o ambiente refrigerado é. Na maioria dos casos, recomendo limpar os filtros a cada 1-2 meses.
3. Evite obstruções no condensador
A unidade condensadora está constantemente trocando calor com o ambiente externo. Se ela está obstruída, como com ninhos de passarinhos, a eficiência dessa troca de calor diminui, fazendo com que ela consuma mais energia elétrica para funcionar. De vez em quando, verifique se a condensadora está livre para trocar calor e remova as possíveis obstruções.
4. Evite fugas de ar frio: feche as portas e as janelas
Um dos grandes problemas dos ambientes residenciais é a falta de isolação térmica dos ambientes refrigerados. Por exemplo, quartos com janelas que não fecham direito ou portas com grandes frestas. Nestes casos, veda frestas podem ajudar a reduzir as fugas de ar frio. Nos casos com buracos, a espuma expansiva pode ser uma solução. Nos casos de forros que não isolam o ambiente termicamente, a manta térmica pode ser uma solução.
5. Desligue o aparelho quando sair
Desligue o ar quando sair do ambiente por tempos prolongado, reduzindo o tempo de uso do aparelho.
6. Use a função sleep e economize enquanto você dorme
Um quarto bem isolado será mantido confortável mesmo depois que o aparelho de ar desligar. Geralmente, esse tempo é de 30-60 minutos. Se você programar a função sleep para desligar o aparelho cerca de 30 min antes de você acordar, você vai economizar cerca de 6,25% (assumindo que o ar ficaria ligado durante 8 horas).
7. Quando der, use o ventilador
Em alguns casos, o ventilador pode ser suficiente para lhe proporcionar um ambiente térmico agradável. Por exemplo, alguns períodos da manhã e da noite podem ser frescos o suficiente para se utilizar o ventilador.
8. Compre um ar condicionado novo
Os aparelhos de ar condicionado split inverter novos são bem mais econômicos que os aparelhos tipo janela antigos. Em alguns casos, a economia passa de 50%, ou cerca de R$ 100,00 a menos na conta de energia elétrica todo mês. Caso você decida por comprar um aparelho novo, tenho várias dicas de como escolher um, onde instalar e como instalar.