Num projeto de instalações elétricas, a determinação da quantidade e dos tipos dos pontos de tomada é um dos fatores cruciais. Essa determinação depende do tipo da obra e dos equipamentos que lá serão utilizados. Essas informações são, geralmente, fornecidas pelo cliente. Com as informações fornecidas pelo cliente e baseado na norma NBR 5410 da ABNT, que determina os critérios mínimos dos pontos e dos tipos de tomadas, o projetista pode dimensionar a instalação elétrica (eletrodutos, cabos, proteção etc.) necessária para alimentar os pontos de tomada da instalação.
Neste artigo, eu vou falar sobre a quantidade de pontos de tomada requerida pela NBR 5410:2008 para locais de habitação (seção 9.5.2.2 da NBR 5410:2008). Este artigo tem o objetivo de ser didático e o conteúdo aqui discutido deve ser entendido da mesma forma. Recomendamos que um profissional habilitado seja consultado e que a norma NBR 5410 em vigor seja considerada durante a concepção e execução do projeto.
A NBR 5410 define locais de habitação como locais que podem ser utilizados para a habitação de pessoas, sejam estes locais fixos ou temporários. Exemplos de locais de habitação incluem residências e quartos de hotéis. Nestes locais, a quantidade de pontos de tomadas (um ponto de tomada pode ter uma ou mais tomadas de corrente; tomadas de corrente são popularmente conhecidas simplesmente por tomadas; a imagem ao lado mostra um ponto de tomada com duas tomadas de corrente) depende da função do local e dos equipamentos que ali estão conectadas:
- Banheiros: pelo menos um ponto de tomada. É preferível que o ponto de tomada seja instalado próximo a pia (lavatório), onde as pessoas podem utilizar secadores de cabelo, barbeadores elétricos etc. Um dos desafios em se projetar um ponto de tomada no banheiro é o fato das pessoas poderem estar molhadas nestes recintos, o que aumenta o risco de choque elétrico. Para diminuir o risco de choque elétrico, o projetista deve seguir as instruções da seção 9.1 (discutidas em outro artigo).
- Em cozinhas, áreas de serviço e similares: um ponto de tomada a cada 3,5 m ou fração do perímetro; acima da bancada da pia, duas tomadas de corrente (podendo estas serem no mesmo ponto de tomada). Nestes locais, as pessoas costumam utilizar diversos equipamentos eletroeletrônicos (por exemplo, liquidificador, torrada, micro-ondas e forno elétrico), o que justifica a necessidade de uma maior quantidade de pontos de tomada.
- Varandas: pelo menos um ponto de tomada. Existem dois casos onde este ponto de tomada pode ser instalado em outro local próximo a varanda. Um deles é quando a varanda for pequena (área menor que 2 m2 ou profundidade inferior a 0,80 m). O segundo é quando, por razões construtivas, não for possível instalar um ponto de tomada na varanda.
- Salas: um ponto de tomada para cada 5 m ou fração do perímetro. Além dessa quantidade de pontos de tomada, deve-se pensar na quantidade de equipamentos eletroeletrônicos que podem ser ligados próximos. Por exemplo, num mesmo ponto de tomada, uma pessoa pode ligar um aparelho de TV, um receptor de sinal de TV e um carregador de celular. Por isso, o projetista deve pensar em utilizar pontos de tomada com mais de uma tomada de corrente.
- Quartos: um ponto de tomada para cada 5 m ou fração do perímetro. Similar as salas, deve-se pensar na possibilidade de uso de vários equipamentos num mesmo ponto de tomada.
- Outros (por exemplo, escritórios e dispensas): o dimensionamento dos demais cômodos depende de seus tamanhos. Para cômodos pequenos (área de até 2,25 m2), o ponto de tomada pode ser instalado fora do cômodo, mas próximo (até 0,80 m) da porta de acesso ao cômodo. Para cômodos médios (áreas maiores que 2,25 m2 e de até 6 m2), o ponto de tomada deve ser instalado dentro do cômodo. Para cômodos maiores (áreas maiores que 6 m2), segue-se a mesma instrução que para salas e quartos (um ponto de tomada para cada 5 m ou fração do perímetro).
Exemplo 1. Quarto com 4 m x 5 m.
O perímetro do quarto é dado por 2 x 4 m + 2 x 5 m = 18 m. Assim, a quantidade mínima de pontos de tomadas é igual a 18 / 5 = 3,6 => 4 pontos de tomadas.
Exemplo 2. Escritório com 2 m x 3 m.
A área do escritório é 2 m x 3 m = 6 m2. Portanto, precisamos de no mínimo um ponto de tomada no escritório.